Hipertensão, uma doença que assola muitos caminhoneiros, muitas vezes sem eles saberem. Essa ameaça invisível (porém combatível!) afeta muitos caminhoneiros do país, e a melhor forma de combatê-lo é evitando-o em primeiro lugar.
Mas para isso, precisamos entender um pouco mais sobre como a hipertensão afeta os caminhoneiros e alguns dados sobre essa doença invisível no Brasil.
O que é a Hipertensão?
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica ocorrida devido a níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
Ela é invisível porque pode apresentar diferentes sintomas que se relacionam a outras doenças. E, para ficar atento, separamos os principais sinais para você já ficar atento:
– Dores no peito;
– Dor de cabeça e tontura;
– Zumbido no ouvido;
– Fraqueza;
– Visão embaçada;
– Sangramento nasal.
Por isso, nada de deixar essa grave doença tirando seu sono. Aproveite seu Strada Bank e agende uma consulta com o médico.
Dados sobre a hipertensão nas estradas
Os caminhoneiros são verdadeiros heróis da estrada, movimentando a economia do país e ajudando as pessoas a adquirirem seus bens de consumo, e nesse caminho enfrentam alguns perigos, alguns relacionados à saúde (como a hipertensão) outros relacionados ao ofício, como estradas esburacadas, por exemplo.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), cerca de 30% da população brasileira é afetada pela doença. Uma pesquisa conduzida pelos postos Autoban e Via Oeste entre os caminhoneiros revelou que pelo menos 20% deles sofrem desse problema.
Um estudo do IBGE sobre a Pesquisa Nacional da Saúde em 2019 destacou que a prevalência da hipertensão na população brasileira com 35 anos ou mais é significativa, sendo que a faixa etária predominante entre os caminhoneiros é de 40 a 49 anos, com uma taxa de 29,6%.
Prevenção continua sendo a melhor forma de combater a hipertensão
No cenário brasileiro, os caminhoneiros desempenham um papel vital, e é fundamental que cuidem de si. No entanto, isso não significa que a gestão da frota possa negligenciar o bem-estar desses profissionais.
Manter uma frota saudável não apenas promove o bem-estar dos caminhoneiros, mas também fomenta a lealdade à empresa e confiança nas entregas. O gestor de transporte deve considerar sempre:
– Estabelecer prazos realistas, priorizando a saúde dos caminhoneiros em vez de apenas cumprir entregas a qualquer custo;
– Realizar check-ups periódicos para garantir a saúde e aptidão dos profissionais;
– Investir em programas de treinamento e promover boas práticas entre os caminhoneiros.
Uma frota bem-sucedida é aquela que conta com profissionais confiáveis e satisfeitos, resultando em maior rentabilidade para a empresa de transporte. Isso evita problemas como alta rotatividade de funcionários, multas e acidentes, contribuindo para maximizar os lucros da frota.
Strada, ao lado dos caminhoneiros
Caminhoneiro, agora que você conhece mais sobre essa perigosa doença, fique atento à sua saúde e siga essas dicas para evitar a hipertensão:
- Evite comidas gordurosas
- Ao invés de sal, use temperos para dar gosto aos alimentos
- Faça alongamento e exercícios físicos durante as paradas
- Não fume
- Reduza o consumo de álcool
- Equilibre as horas de viagem com as noites de sono
- Busque manter o peso ideal para o seu corpo
E lembre-se de contar sempre com Strada Bank para quando precisar agendar sua consulta com o médico.
Quer conhecer mais sobre a Strada? Então acesse nosso site: strada.log.br